Viva Santos Reis!!!

Texto: Adriana Laurentino
Fotos: Adriana Laurentino e Carlos Vergalim
A Folia de Reis é uma festa religiosa de cunho católico, trazida ao Brasil através dos portugueses. Tal festa rememora a visita dos três reis magos (Baltazar, Belchior e Gaspar) ao menino Jesus, logo após seu nascimento. A existência dos três reis não possui nenhuma comprovação histórica e mesmo nos textos bíblicos só é possível encontrar menção sobre eles no evangelho de Mateus.

Na Bíblia há quatro evangelhos que tratam, especificamente, do nascimento e vida de Jesus: João, Marcos, Mateus e Lucas. No livro de João é tratado sobre a deidade de Jesus, enquanto os outros três tratam da infância e vida, porém apenas Mateus e Lucas tratam do nascimento. Entre Lucas e Mateus, é Mateus quem trata especificamente da presença dos três reis magos na visitação a Jesus logo após seu nascimento.

Diversas foram as pesquisas realizadas para comprovar ou não a existência desses três reis, aliás, nem mesmo com relação ao número de reis que visitaram Jesus se tem certeza. Na tradição Mazda eles eram 12 e foram fixados em três por conta dos simbolismos em torno do número, mas também porque no ano de 1158 foram encontrados três corpos entrelaçados por um fio de ouro e enterrados juntos, tais corpos foram denominados como pertencentes aos três reis e serviram como fortalecimento de fé, principalmente na Europa.
Os três corpos foram encontrados em Constantinopla e de lá levados a Milão e depois seguiram para Colônia, na Alemanha, onde estão até hoje na Catedral de São Pedro. Por onde a Caravana com os três corpos passaram, deixaram um registro de fé através de monumentos, capelas, pinturas e até nomes de ruas e hotéis. Dessa forma, o culto aos três reis é muito antigo, desde o fim do século II, porém se popularizou e se espalhou por conta dessa Caravana, assim como por razões políticas, econômicas e religiosas. Toda a Europa reconhece a existência desses personagens bíblicos por meio de inumeráveis obras artísticas e literárias.

Aqui no Brasil o culto aos três reis foi trazido pelos portugueses com o objetivo de catequização e para minimizar as investidas do protestantismo, porém, as referências aos Reis Magos, vindas de Portugal vão além das práticas religiosas. Muito do que se aprendeu sobre os três reis aqui no Brasil é advindo de cantares e danças populares de origem profana. (PESSOA, p. 132, 2007). Dessa aproximação entre manifestações religiosas e atividades de origem profana, provavelmente, se constituiu a festa de Folia de Reis como a conhecemos hoje.
As manifestações da Folia de Reis são diversificadas dependendo da região em que acontecem, elas se encontram dentro de um grupo de manifestações religiosas denominadas Reisado:

“denominação erudita para os grupos que cantam e dançam na véspera e dia de Reis (6 de janeiro). (...) O auto popular profano-religioso, pertence ao ciclo natalino,é formado ´por grupos de músicos, cantadores e dançadores que vão de porta em porta anunciar a chegada do Messias e homenagear os três reis Magos. O Reisado é conhecido também com os nomes de Reis, Folia de Reis, Boi de reis, e o enredo é sempre a natividade (...)” (Cascudo; 2001: p. 581)

A Folia de Reis acontece no período de 24 de dezembro a 06 de janeiro (dia de Reis). Os grupos de Folia de Reis são, normalmente, compostos por: mestre (aquele que entoa o canto da folia e guarda sua memória e tradição), contramestre (quem faz a segunda voz durante as cantorias e auxilia o mestre), cantadores (o verso anunciado pelo mestre é respondido por um conjunto vocal), tocadores (aqueles que tocam os instrumentos utilizados pela Companhia, normalmente, estabelecem relação com o instrumento desde a infância sendo aprendido por tradição oral de geração em geração), palhaços (conhecidos também como Bastião, tem a função de proteger a bandeira, está sempre junto dela e é o interlocutor do grupo com o dono da casa), bandeireira (quem conduz a bandeira, principal representação da Folia de Reis), gerente (quem coordena o roteiro que será feito pelo grupo, resolvendo problemas operacionais, como cordas de instrumentos, marcação de pontos de almoço e outras providências), cozinheiras e decoradores (voluntários da comunidade que no dia da festa auxiliam nos trabalhos de decoração do espaço e do presépio, assim como na preparação da refeição). (Pessoa, 2007).

As atividades dos grupos de Folia de Reis são conhecidas pelo giro de casa em casa com a cantoria de versos que são preservados e passados de geração em geração por tradição oral, simbolizando a visita dos três reis magos ao menino Jesus. Além desse aspecto simbólico, a visitação tem o objetivo de arrecadar prendas para a festa que se realizará no dia 06 de janeiro. As ofertas vão desde uma lata de óleo até novilhos e ovelhas.

Por ser um trabalho que se constitui a partir da tradição oral, cada grupo de Folia de Reis tem suas especificidades. Assim, dependendo da região, da comunidade e de seus objetivos com a festa, os trabalhos dos grupos ocorrem de maneira muito diferenciada. As imagens que apresentamos aqui são do grupo de Folia de Reis do bairro de Ribeirão Bonito – Iepê/SP, festa que aconteceu em Janeiro de 2007.
As atividades de Folia de Reis do grupo de Ribeirão Bonito acontecem a mais de 40 anos e iniciou-se com os trabalhos de Alcides Coelho tendo sua continuidade, mesmo após sua morte em 1997, com a atuação de seu filho Otagibe, que aprendeu com seu pai os versos que são cantados e improvisados durante cada visitação.

Infelizmente nesse ano não pudemos estar presente durante as atividades do grupo, mas nosso coração está em oração por eles, para que dê tudo certo e que mais uma vez essa festa tão bonita continue. Faremos o possível e o que estiver ao nosso alcance para que esse trabalho não morra.

Viva Santos Reis!!!

O Mistério de Santo Reis

Abaixo um trailer do Documentário “O Mistério de Santo Reis”. O vídeo foi gravado em Araxá-MG e região e encontra-se em fase de finalização. Acesse o link: www.kinema.art.br/foliadereis para assistir ao vídeo demonstrativo de 10 minutos, acessar a galeria de fotos e obter mais informações sobre o projeto.Projeto aprovado no Ministério da Cultura, nos termos do artigo 18 da Lei Rouanet, sob o PRONAC 070533.


Direção: Fábio Rodrigues
Roteiro: Maurício Cardoso
Trilha Musical: "Chão de Reis" de João Arruda
Realização: Kinema Produções Cinematográficas
Patrocínio: Alimentos Wilson

Livros:
Dicionário do Folclore Brasileiro
autor: Luís da Câmara Cascudo
ed: Global

As Viagens dos Reis Magos
autores: Jadir de Morais Pessoa e Madeleine Felix
ed: Da UCG.

Nenhum comentário: