Amanhecer Caipira

Se tem uma coisa bacana nesse mundo de internet, é a possibilidade de compartilhar conhecimento e informação. É só ter um “cadinho” de paciência e encontramos, muitas vezes sem querer, algo inusitado e que de repente se torna o centro de alguma temática.
Pesquisas através da internet nem sempre são confiáveis. Há sempre um desencontro de idéias e é preciso um pouco de bom senso, ou um mínimo de conhecimento, para tomá-la como algo verídico. A maioria dos temas apresentados neste blógue tem por fonte a internet e através dela consigo obter algumas informações diretamente das pessoas (autores) que propuseram o tema. Mais do que apenas ler, as informações são melhores absolvidas através da imagem (visual), e assim, muitos vídeos são publicados aqui.
Os documentários em audiovisual são muito importantes pois são registros de eventos que nem sempre ouvimos falar. Outras vezes temos apenas uma vaga idéia sobre determinados assuntos e daí é ressaltado a importância de um registro que não fique apenas no campo da imaginção. O mais interessante é a quantidade de trabalhos que vem surgindo, não somente sobre cultura caipira, mas sobre manifestações que se estendem sobre todo o território nacional.
O conhecimento das tradições, das festas e da maioria das manifestações culturais são transmitidas e preservadas através da oralidade. A documentação audiovisual faz uma ponte para essa via de transmissão e alcança novos público que nunca tiveram contato com essas manifestações principalmente nos grandes centros urbanos.

"Aquele que detem os conhecimentos da tribo
tem como missão transmitir atravez da oralidade, atravez do canto..."


Um registro muito interessante que encontrei foi a série de documentários chamada Amanhecer Caipira”, que faz um apanhado sobre as manifestações e tradições caipiras na região de Tatuí-SP, narrados sob o ponto de vista infantil. Os temas abordados são: A Recomenda das Almas, o Samba Caipira, a Quadrilha, o Cordão dos Bichos e o Fandango".

Recomenda das Almas


O Samba Caipira


A Quadrilha


O Cordão dos Bichos


Fandango


Roteiro, coordenação e direção geral: Deise Juliana de Oliveira
Direção de Imagens: Kazuo Watanabe
Imagens e Edição : Rodrigo Camargo

2 comentários:

Fernanda disse...

Ola Carlos, parabéns pelo blog. Me tornei seguidora, assinei o feed e linkei ele lá no meu Ser-Tão Paulistano (http://sertaopaulistano.blogspot.com). Conhecemos muitos violeiros em comum. Quem sabe um dia a gente não se encontra por aí. Um abraço, Fernanda.

Anônimo disse...

Olá.
Sobre o Samba Caipira deste documentário, na verdade ele é da cidade de Quadra, não Tatuí.
Ele foi objeto de um documentário exclusivo, ainda por ser lançado.
Maiores informações serão postas no site www.sambadequadra.com.br .