O Povo Brasileiro - O Brasil Caipira

Este é um fragmento do documentário baseado no livro de Darcy Ribeiro : O Povo Brasileiro.

O documentário investiga as origens e as transformações pelas quais passou o chamado "mundo caipira". Nele, Darcy Ribeiro fala sobre os bandeirantes, a caça aos índios e ao ouro, o surgimento e a descaracterização de mais essa região cultural brasileira. O programa contém imagens originais captadas no Sul de Minas, em Ouro Preto e em São Paulo.

Parte 1

Parte 2

Parte 3

O Livro

O Povo Brasileiro

autor: Darcy Ribeiro

editora: Companhia das Letras

Sinopse: Por que o Brasil ainda não deu certo? Quando chegou ao exílio no Uruguai, em abril de 1964, Darcy Ribeiro queria responder a essa pergunta na forma de um livro-painel sobre a formação do povo brasileiro e sobre as configurações que ele foi tomando ao longo dos séculos. A resposta veio com este que é o seu livro mais ambicioso, fruto de trinta anos de estudo - uma tentativa de tornar compreensível, por meio de uma explanação histórico-antropológica, como os brasileiros se vieram fazendo a si mesmos para serem o que hoje somos. Uma nova Roma, lavada em sangue negro e sangue índio, destinada a criar uma esplêndida civilização, mestiça e tropical.

2 comentários:

Carmem Toledo disse...

Olá, Carlos e Adriana!
Que bom seria se todos se preocupassem desta forma em resgatar nossas raízes, preservar nossa cultura e transmiti-la às próximas gerações...
Continuem neste belo trabalho!
É umasemente que ainda dará muitos frutos à sociedade.
Beijos,
Carmem Toledo

Claudia disse...

Puxa, muito obrigado por isso tudo que vc poe aqui, principalmente esses videos....

Beijao...to te seguindo.

Claudinha